quinta-feira, 29 de maio de 2008

Saiba como acontece a gravidez psicológica nos animais

Gravidez psicológica nas cadelas é bem comum. A veterinária Priscila Soares afirma que isso acontece por uma alteração hormonal pós-cio. Por essa alteração é possível explicar porque existem casos de algumas cadelas adotarem tigres. “Elas já estão com todo o instinto materno, a parte hormonal está alterada”, justifica a veterinária.

PF - Qualquer fêmea está sujeito a ter uma gravidez psicológica?

Priscila - A pseudociese ou pseudogestação pode ocorrer tanto em cães como em gatos. É mais comum nos cães. Algumas fêmeas têm uma pré-disposição maior.
A gravidez psicológica ocorre normalmente depois do cio, a partir do momento que o animal parou de ter o sangramento.

PF - Como podemos perceber?


Priscila - Pelo comportamento do animal. É possível perceber também o aumento de volume das mamas e a produção de leite. Tudo isso é acontece por uma alteração hormonal.

PF- Existe tratamento?


Priscila - Não é necessário fazer tratamento, a alteração é autolimitante, então no período de uma a três semanas isso se resolve sozinho.
Existem medicamentos que podem antecipar a resolução disso, se o proprietário estiver incomodado com o comportamento do animal ou se a fêmea ficou agressiva, tem medicações para secar o leite e também diminuir essas alterações comportamentais dos animais.

PF- A fêmea pode adotar outro animal?


Priscila - É comum o animal adotar objetos ou bichinhos como filhotes e ainda ficar com ciúmes. Por isso às vezes acontece de uma cadela adotar um tigre, é justamente pelo instinto materno que tem envolvimento hormonal.

PF- O que podemos fazer para ajudá-la?


Priscila - O interessante é fazer com que o animal se distraia levando-o para passeare brincando mais com ele, assim passa mais rápido essa fase, isso ajuda. E deixá-lo com o bichinho adotado não tem problema, vai ficar por um tempo e depois ele esquece.

PF - É normal acontecer mais de uma vez?

Priscila - Sim, normalmente o animal que tem uma vez volta a ter.

PF - O que se deve fazer nesse caso?


Priscila - Castração ou submeter o animal a cruza.
Vai depender do proprietário, se ele não tem intenção que o animal venha a ter filhotes mais tarde, o interessante é uma castração, pois nunca mais o proprietário nem o animal vão passar por isso. Que acaba sendo um fator estressante para a cadela. Ou então é indicado que cruze o animal, que deixe ele ter uma cria, para ver se num próximo cio possa diminuir essa alteração.

PF - Existe algum perigo para a fêmea que tem esse tipo de gravidez?


Priscila - Não. Só é estressante, porque a parte psicológica dela entende como se estivesse tendo filhote. E com relação a lactação, pode ser administrado medicação para seque o leite. O que se pode fazer para ajudar a secar o leite é compressa quente, para quem não quer castrar tem a medicação.

Pode acontecer de a cadela começar a lamber as próprias mamas e com isso estimula a produção de leite. O ciclo que seria de uma a três semanas que é o normal para o leite secar pode passar um mês dois meses com lactação, porque ela mesma está se estimulando. Nesse caso já problema, ai com certeza é necessário começar com a medicação.
Já o proprietário fica incomodado com isso, pois vê que o animal não está bem.
__________________________________________________

A idéia de conversar com a veterinária Priscila Soares sobre pseudogestação, entendida como gravidez psicológica e cinomose, surgiu simplesmente porque tenho uma cadela (a Staycey) que teve a pseudogestação duas vezes. Na primeira, eu e minha família, na tentativa de ajudá-la, buscamos um filhote abandonado para que de repente, a Staycey adotasse. Pois o animal na pseudogestação realmente produz leite. Mas ela rejeitou o filhote. Vale ressaltar que pegamos esse animal sem saber de onde veio, porque a Staycey é vacinada, regularmente. A cadelinha adotada, Barbie, tem cinomose, descobrimos a tempo de tratá-la. Hoje ela tem algumas sequelas, mas vive normalmente.
Confesso que não sabia a gravidade da doença. É muito importante vacinar seu animal.

Nenhum comentário: