quarta-feira, 9 de abril de 2008

Como falar com seu animal doméstico

Saiu na revista SUPER INTERESSANTE achei legal e vou por aqui!!

1º Aprenda a ouvi-lo
Cão -
O cachorro fala pelo corpo e pelos latidos. Geralmente usa latidos para chamar sua atenção e ganidos para alertá-lo de um perigo:
Latidos = "Antenção!"
Ganidos = "Cuidado."
Traseiro para cima = "Quero brincar."
Encarada no olho = "Pretendo atacá-lo."

Gatos - Gatos percebem logo quando o humano não entende a linguagem corporal, então passam a se comunicar por sons:
Miado curto = "Oi!"
Vários miados = "Estou muito feliz!"
Miado longo e baixo = "Tenho um pedido especial."
Lambida = "Eu te amo!"
Ronronar = "Chega mais."

2º Fale, que ele te escuta!

Cão - Ao ensiná-lo use tom firme na voz e palavras simples, com sons distintos para cada pedido. Quando o cão ouve um comando, acha que tem que fazer alguma coisa. Por isso, prefira palavras de ordem.
Linguagem corporal é o forte o cachorro, por isso preste atenção na sua postura quando falar com ele. Longos sermões sem postura são entendidos pelo cão como blábláblá.

Gatos - Desenvolva um tom de comando diferente de sua voz normal. Não abuse dele: use-o com seriedade. Isso ajudará o bichano a associar aquele tom de voz às traquinagens.

3º Como dizer não

Cão - Se usada em qualquer situação, a palavra "não" perde o efeito. Diga não só se encontrar o cão durante o ato inapropriado. Repreendê-lo depois só serve para confundi-lo - ele não consegue relacionar a travessura do passado com a bronca do presente.

Gatos - É importante usar sempre a mesma palavra, tom de voz e gesto. Dizer "não" sendo carinhoso confunde o bicho. Um "não"bem incisivo e um empurrãozinho leve já fazem o gato entender que não é bem-vindo no sofá. Evite agressões: o gato não as entende como castigo.

4º Dica de ouro

Cão - Mantenha uma rotina Tenha momentos definidos para passear, dar comida e brincar, para que ele saiba o que esperar do dia-a-dia. "Rotina é essencial, porque deixa o mundo do cão mais previsivel. Com isso, ele ficará muito mais tranqüilo e menos ansioso, sabendo o que está por vir", diz a veterinária Daniela Ramos.

Gatos - Aceite presentinhos
Faz parte do instinto dos gatos oferecer sua contribuição à renda familiar, retribuindo a dedicação de seus donos. Alguns, além de afagos e miaus, colocam pequenas presas, como passarinhos e ratos, perto de onde o dono dorme. Quando isso acontecer, em vez de reprimir o gato (o que pode traumatiza-lo), agradeça o presente.

Confesso que sempre preferi o cães, tenho um pouco de medo dos gatos, eles não me passam confiança. Mas lendo essa matéria, até me deu uma vontade de criar um gatinho.

Nenhum comentário: